WhatsAppFacebookTwitterMessengerLinkedInCompartilhar
A Biblioteca Demonstrativa Maria da Conceição Moreira Salles (BDB), do Ministério da Cultura, homenageou na noite da última segunda-feira (05/08), o professor de Biblioteconomia, poeta e multiartista Antonio Miranda, celebrando seus 84 anos de vida completados na data. A programação especial reuniu mais 50 pessoas, entre elas bibliotecários, alunos, servidores públicos, professores, pesquisadores e poetas do Distrito Federal.
A programação teve início com a abertura de uma exposição na Galeria da Biblioteca Demonstrativa. A exposição, que permanece aberta ao público até o final do mês, apresenta uma coleção de poemas visuais, pinturas, livros raros e esculturas de Miranda. A noite de abertura também contou com o lançamento e sessão de autógrafos da nova edição do livro “A Quadratura do Ó”, pela Thesaurus Editora. Durante o lançamento, foi exibido um vídeo da peça teatral “Tu país está feliz”, que interpretou poemas de Miranda e teve sua estreia em Caracas, Venezuela, em 1971, circulando por mais de 20 países. “A felicidade são pequenas porções de bem que vamos colecionando ao longo da vida. Olhando nos olhos do Miranda, ontem vi a verdade oculta neste axioma, testemunhando a história de desse grande poeta ser contada em livros, música, versos e amigos”, destacou o coordenador da Biblioteca Demonstrativa, Sebastião Lima Filho.
O ponto alto da homenagem foi o Sarau “Antonio Miranda: para sempre Brasília”. O evento trouxe uma celebração vibrante com exibição de poemas em movimento, declamação de poemas pelo próprio autor e relatos sobre sua vida e obra. Além disso, o sarau contou com a participação especial da professora da Universidade de Brasília (UnB) e cantora chilena Elga Pérez-Laborde, acompanhada pela pianista Marília de Alexandria, que apresentaram composições poéticas de Miranda. A noite foi encerrada com um emocionante parabéns ao professor. “Estou muito feliz de estar aqui hoje com todos vocês. Fiquei realmente emocionado e honrado com o convite da Biblioteca Demonstrativa, instituição que sempre defendi”, declarou Miranda.
Sobre a programação cultural da Biblioteca Demonstrativa:
A programação cultural da Biblioteca Demonstrativa Maria da Conceição Moreira Salles é realizada por meio do Termo de Colaboração Nº 950548/2023, celebrado entre o Ministério da Cultura e o Instituto Incluir, uma organização da sociedade civil. Fundada em 1970 e localizada em Brasília, Distrito Federal, essa instituição tem caráter público federal. Com a missão de ser uma biblioteca experimental que promove novos paradigmas de normatização e disseminação de boas práticas no campo das bibliotecas públicas, buscando sempre estar na vanguarda. Além disso, ela desempenha um papel fundamental na democratização do acesso à leitura, na formação de novos leitores, na promoção da literatura brasileira e na contribuição para o aprimoramento dos profissionais que atuam em todo o Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas.