Oficiais de Criatividade Himalaya acolheram um seminário de inclusão social nas artes, que visa promover o cidadão com deficiência na cultura.
O concelho de Arcos de Valdevez acolheu ontem, nas Oficinas de Criatividade Himalaya, um seminário intitulado, “Arte Inclusiva”, promovido pelo CIM Alto Minho. Este seminário pretendeu promover a inclusão social das pessoas com deficiência no mundo da cultura e das artes.
A iniciativa contou com a presença da psicóloga brasileira, Carina Alves, coordenadora do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação, Diversidade e Inclusão da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. De notar que esta investigadora foi a vencedora, em 2022, do prémio ‘Confúcio de Alfabetização’ da UNESCO. A responsável brasileira apresentou alguns dos projectos que tem procurado levar a cabo no Brasil, junto das pessoas com deficiência e/ou vulnerabilidade social.
Quem também marcou presença neste seminário foi Célia Sousa, professora universitária e coordenadora do Centro de Recursos para a Inclusão Digital do Instituto Politécnico de Leiria e que também conta com um vasto e premiado trabalho nas áreas da acessibilidade cultural e inclusão, sendo consultora nestas áreas por todo país.