Projeto brasileiro de alfabetização vence prêmio internacional da UNESCO

Projeto de alfabetização Literatura Acessível receberá 30 mil dólares durante a cerimônia de premiação, realizada em comemoração ao Dia Internacional da Alfabetização. Por Ana Clara Godoi

O Literatura Acessível, programa brasileiro de alfabetização do Instituto Incluir, venceu uma das categorias do Prêmio Internacional de Alfabetização da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).

O projeto é um dos seis vencedores dos prêmios de alfabetização da entidade. Durante a cerimônia, realizada nos dias 8 e 9 de setembro na Costa do Marfim, a iniciativa receberá 30 mil dólares em dinheiro.

O Literatura Acessível contribui para o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4 da ONU e é um dos destaques da cerimônia. Promovendo a inclusão social de pessoas com deficiência, o programa produz, reproduz e lança livros em diversos formatos, que integram a leitura em braile, libras, audiodescrição e pictogramas.

A UNESCO também selecionou projetos de alfabetização da Índia, Malásia, África do Sul, Emirados Árabes Unidos e Reino Unido para a premiação. A cerimônia será uma forma de celebrar o Dia Internacional da Alfabetização, realizado no dia 8 de setembro.

O Instituto Incluir, responsável pelo projeto Literatura Acessível, é uma organização da sociedade civil de interesse público, que atua em prol da inclusão e de uma sociedade igualitária. Através da iniciativa, a entidade já atendeu mais de 2 mil alunos, tendo o público feminino de diversas faixas etárias como 55% do público assistido.

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM >>