A Festa Internacional de Paraty (RJ), a Flip, recebe nesta sexta-feira (25) Carina Alves, finalista do prêmio Jabuti deste ano na categoria “Inovação”.
Carina é autora e idealizadora do projeto Literatura Acessível, pensado para o público infanto-juvenil, que conta a trajetória de dez personagens com algum tipo de deficiência que se reinventam através do esporte, da educação e da cultura (leia mais sobre no fim desta reportagem).
Carina vai lançar “Sonho de Laurinha”, o décimo e último livro do projeto. O lançamento será na Casa da Cultura, a partir de 17h30. A entrada é gratuita.
O espaço, que fica na Rua Dona Geralda, no Centro Histórico, vai receber além da autora, a co-autora do projeto e membro do Politécnico de Leiria, em Portugal, Célia Souza.
“Queremos sensibilizar a sociedade, começando pelas crianças e jovens, de que o ser humano é diferente e essa diferença que é a nossa riqueza e grande potência”, disse Carina.
A Flip será realizada até domingo (27), trazendo para o centro de seus debates a pluralidade de visões e sensibilidades que estão em jogo na contemporaneidade (confira a programação completa).
Nesta sexta-feira, acontecem cinco mesas da programação principal. Os ingressos para as mesas 10 e 11 já estão esgotados, mas quem não tiver adquirido o ticket poderá assistir de graça na Praça da Matriz, onde foi instalado um telão. As outras três mesas do dia ainda têm ingressos disponíveis (clique aqui para comprar).
Além das mesas, a Flip também conta com outras duas categorias de programação gratuitas: programa educativo e Flip+.
Neste ano, a Flip homenageia a escritora e educadora maranhense Maria Firmina dos Reis, pioneira na literatura antiescravista no Brasil.