O Instituto Incluir iniciou, nesta semana, mais um núcleo do projeto socioesportivo Incluir nas Comunidades, na Pedra Lisa, no Morro da Providência, no Centro do Rio de Janeiro.
A iniciativa oferece oficinas de vôlei sentado para crianças, jovens e adultos com e sem deficiência e que vivem em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Já em vigor, o projeto é totalmente gratuito e conta com 120 participantes, o que amplia o número de atendimentos diretos e indiretos, entre beneficiários e familiares.
Incluir nas Comunidades
O projeto, que já impactou mais de 300 beneficiários diretos em sua 1ª edição, oferece doações de uniforme, material esportivo, kit lanche e água durante as atividades. Além do vôlei sentado, a equipe do projeto, composta por profissionais e estagiários de Educação Física, implementa atividades esportivas, recreativas e lúdicas, e oferece formação aos profissionais que atuam no projeto e são residentes da comunidade. A formação envolve os temas relacionados às modalidades esportivas, como paradesporto; pessoa com deficiência; inclusão; educação inclusiva; e comunicação acessível.
As aulas acontecem 4 vezes na semana, às segundas, terças, quintas e sextas-feiras, das 13h às 17h.
“Expandir a atuação do Incluir nas Comunidades na Pedra Lisa é desenvolver e estimular a prática de atividade física como forma de promoção da saúde em comunidades, favorecendo a socialização dos beneficiados, por meio da prática diária da atividade física, de eventos esportivos-pedagógicos e culturais, da inclusão social e do combate à evasão escolar”, destaca a presidente do Instituto Incluir, Carina Alves.
Implementado desde 2022, o Incluir nas Comunidades é viabilizado por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte e trabalha o esporte como ferramenta de educação e inclusão de pessoas com e sem deficiência.
A iniciativa conta com patrocínio de Karoon Energy, Bayer, White Martins, Icatu e Lojas Renner.