Quase 46 milhões de brasileiros, cerca de 24% da população, declarou ter algum grau de dificuldade: deficiência mental/intelectual, enxergar, ouvir, caminhar ou subir degraus, segundo dados, doCenso Demográfico do Brasil de 2010, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Durante uma pesquisa desenvolvida pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (In) Atividade Física e Exercício da Universidade Federal Fluminense, apenas o 17% dos mais de 5 mil municípios do Brasil, tem projetos e ações voltadas para inclusão e esporte de pessoas com deficiência.
Dados tão importantes merecem o dobro de atendimento e especialização. O Instituto Incluir criou o Projeto Brasil Diversidade, com o objetivo de gerar mais oportunidades através do esporte para pessoas que vivem em extrema vulnerabilidade e possuem algum tipo de deficiência.
Atualmente, 400 pessoas com e sem deficiência são atendidas gratuitamente nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo. Oficinas esportivas pedagógicas como: vôlei sentado na quadra e na praia, bocha paraolímpica, natação, surf, além de esportes em quadras dentro das comunidades mais carentes do Rio.