Opinião, por Carina Alves (fundadora do Instituto Incluir): “A leitura tem me levado muito além do que eu poderia imaginar”

A leitura e os desdobramentos infinitos que este hábito propicia têm me levado muito além do que eu poderia imaginar. Formada em Psicologia, com mestrado em Letras e Ciências Humanas e doutorado em Educação, criei o Instituto Incluir, que promove a inclusão através do esporte, educação e cultura, e tenho o orgulho de ser autora de 11 livros.
No entanto, nada me dá mais prazer do que ver o impacto que cada um desses projetos pode ter na vida das pessoas que me cercam. E foi por um deles, a série de livros infantis inclusivos “Literatura Acessível”, que testemunhei a história que compartilho.

Em março de 2021, o Incluir foi convidado a reabrir a sala de leitura da Biblioteca Parque do Estado, no Centro. Levamos crianças com e sem deficiência que participam de projetos do instituto, acompanhadas de seus responsáveis, para assistir a uma contação de histórias de alguns títulos do “Literatura Acessível”, com intérprete de libras e audiodescrição.

Emocionada, a mãe de um menino autista, pessoa de poucos recursos, me disse, quase em tom de confissão: “Esta é a primeira vez que entro em uma biblioteca. Como é bonita, quantos livros!”

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM >>